quinta-feira, 17 de abril de 2014

Benefícios do Peixe na Semana Santa!




      Podemos compreender que o consumo de peixe na Semana Santa e algo indiscutível para o período, independente de Religião ou credo, mesmo os evangélicos mais fervorosos, hora ou outra segue o principio de consumir somente peixe durante essa fase da quaresma. Lembrando também dos benefícios do consumo dessa iguaria e dos diversos métodos de preparo, segue segue abaixo algumas observações que devemos lembrar. Os benefícios vão além da Semana Santa. Segundo a nutricionista Adriana Domeneghetti, estudos mostram que o consumo de peixe três vezes por semana auxilia no controle de doenças cardiovasculares e de inflamações e até na diminuição da incidência da arteriosclerose e de alguns tipos de cânceres. Ou seja, vale a pena ampliar a tradição e comer peixe o ano todo.


É hipertenso? De olho no bacalhau!
Apesar de magro e saudável, o bacalhau requer atenção de quem tem pressão alta. “Ele apresenta quantidade significativa de sódio. Por isso, a recomendação é que seja dessalgado antes do consumo”, recomenda a nutricionista Carol Sessa.

Santo cardápio
Peixes na mesa
Benefícios
Em geral, os peixes são ricos em proteínas e possuem menor teor de gordura do que a carne vermelha. Tem minerais (como cálcio e fósforo), vitaminas e gorduras poli-insaturadas.


Ômega-3
Presente em alguns peixes, ela diminui o LDL (o colesterol ruim) e triglicerídeos, aumentando o HDL (o colesterol bom). Também ajuda a controlar a pressão, reduz o risco de doenças cardíacas e arteriosclerose (endurecimento das artérias).


Mais vezes

Cada brasileiro come, em média, 9 quilos de peixes por ano, mas a Organização Mundial da Saúde recomenda 12 quilos. Por isso, não limite seu consumo à Semana Santa. O ideal é comê-los de duas a três vezes por semana.


Preparação
A fritura deve sempre ser evitada. Prefira prepará-lo assado, grelhado ou na forma de moqueca. Uma dica é servi-lo com salada de folhas ou legumes cozidos. Evite também preparar o peixe com temperos prontos, que são ricos em sódio.

Os tipos

Bacalhau
Possui baixo teor de gordura, mas os hipertensos devem ficar atentos: uma porção de 100 gramas pode ter mais sódio que o recomendado para um dia todo! A sugestão é dessalgá-lo bem antes do consumo.

Badejo
O preferido da moqueca é uma boa aposta. Possui baixo teor de gordura e de colesterol.

Salmão
O salmão é mais gorduroso, mas no bom sentido: é um dos que possui mais ômega-3, além de ser rico em ácido graxo. Favorece o controle do colesterol.


Pescada
Muito consumido no Brasil pelo sabor e também pelas poucas espinhas e pelo baixo custo, ele está entre os peixes com menor teor de gordura.




Fonte: nutricionista Carol Sessa, Ig, MdeMulher e Revista Viva Saúde


viva bem coma mais peixe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário