Airbag é um componente de segurança dos carros, que pode ser usado em algumas máquinas industriais e em robôs de pesquisa, que funciona de forma simples: quando o carro sofre um grande impacto, vários sensores dispostos em partes estratégicas do veículo (frontal, traseiro, lateral direito, lateral esquerdo, atrás dos bancos do passageiro e motorista, tipo cortina no forro interno da cabina) são acionados emitindo sinais para uma unidade de controle que por sua vez checa qual sensor foi atingido e assim aciona o airbag mais adequado.
Este dispositivo é constituído de
pastilhas de nitrogênio que são acionadas por uma descarga elétrica
pela central eletrônica dentro de um balão de ar muito resistente, que é o
próprio Airbag, este por sua vez se enche rapidamente amortecendo assim o
choque e evitando que motorista e passageiros sofra danos físicos
principalmente no rosto, peito e coluna. Para evitar o sufocamento o Airbag vai
perdendo pressão após o acionamento.
Atualmente existem modelos que calculam a severidade do impacto e calculam a intensidade que o Airbag deve inflar.
Atualmente existem modelos que calculam a severidade do impacto e calculam a intensidade que o Airbag deve inflar.
Benefícios
Os airbags são um adicional
ao cinto de segurança em reduzir a chance de que a cabeça e a parte
superior do corpo de um ocupante bata em alguma parte no interior do veículo.
Eles também ajudam a reduzir o risco de lesões graves distribuindo as forças da
batida mais uniformemente ao longo do corpo do ocupante.
“Um estudo recente concluiu que cerca de 6.000 vidas já foram salvas graças aos airbags.”
“Um estudo recente concluiu que cerca de 6.000 vidas já foram salvas graças aos airbags.”
Entretanto, o número exato de vidas
salvas é quase impossível de se calcular.
Como
enche o airbag
Para que condutor e passageiros
embatam nos airbags é necessário que estes se encham muito depressa: 25
milésimos de um segundo, cinco vezes mais rápido que um piscar de olho. A
reacção química escolhida para encher o airbag tão rapidamente foi a decomposição
de azida de sódio.
A azida de sódio é um composto
químico muito instável e tóxico, constituído
por átomos de sódio e de nitrogênio (NaN3).
No sistema de airbag a azida de sódio encontra-se num pequeno contentor,
juntamente com nitrato de potássio (KNO3) e óxido de
sílicio ( SiO2). Quando acontece a activação do airbag, ocorre
uma ignição electrónica que aquece a azida de sódio a mais de 300 °C. Esta
temperatura desencadeia a reacção química de decomposição da azida de sódio em
sódio metálico (Na) e em nitrogênio molecular (N2).
O nitrogênio molecular é libertado
como um gás, que rapidamente enche o airbag. É no entanto necessário ter
cuidado com o sódio, que é um metal muito reactivo. Este reage rapidamente com
nitrato de potássio, libertando mais nitrogênio molecular, óxido de
sódio e óxido de potássio. Finalmente estes óxidos reagem
com o óxido de silício formando-se vidro em pó.
O vidro formado é filtrado de forma
a não entrar na almofada. O nitorgênio molecular é um gás inerte e não
combustível. Em caso de colisão o nitorgênio não reage, pelo que não é um
perigo para o condutor e passageiros. Quase ao mesmo tempo que a almofada se
enche começa a esvaziar de forma controlada, outra forma de amortecer o choque.
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