quarta-feira, 9 de abril de 2014

Adesivos Maçônicos


O motivo que me levou a postar este comentário foi pelo fato de que hoje um goteira, conhecedor da minha condição de Maçom, quase me pegou de jeito (o cara era bom).

Isto me levou a fazer uma reflexão sobre alguns hábitos exibicionistas que cultivamos e que comprometem a necessária discrição sobre nossa filiação à Ordem. Um hábito muito comum são os adesivos com temas maçônicos em locais inadequados.

De todos eles, destaco o MICTMR por ser este o que mais atrai a curiosidade alheia (ninguém sabe ao certo o que significa), como também por ter sido quem me livrou do embaraço.

O que desejam pessoas que usam adesivos (como o que se vê acima) colados aos pára-choques de seus carros e em outros lugares inapropriados?

Desrespeitando os princípios da necessária discrição, de manter a circunspeção que é um dos pilares de suporte, alguns “maçons” (propositalmente entre aspas e minúsculo) saem pelo mundo profano demonstrando uma insensata e enorme vontade de gritar a plenos pulmões o fato de fazerem parte de Ordem. Será realmente necessário pendurar uma placa no pescoço com a inscrição “Sou Maçom”?

Se você não é maçom e está curioso sobre o significado da sigla, saiba que, a menos que venha a fazer parte de um Loja Maçônica, nunca terá certeza sobre qual é a resposta certa. Pesquisando, você poderá obter inclusive respostas interessantes tais como: Mamão Inhame Cebola Tangerina Melancia Rúcula

Ademais, mercantilizar a Maçonaria pode parecer um bom negócio, mas, sob a ótica da lógica comercial, fabricar e vender esses adesivos não passa de uma bobagem ambiciosa. Façamos os cálculos. Hoje é possível encontrar esses produtos à venda em múltiplos lugares por algo em torno de R$ 1,00. Multipliquemos tal valor pelo número estimado de maçons existentes no Brasil, algo em torno de 200 mil, e chegaremos a um possível faturamento bruto de R$ 200.000 isto se todos comprassem. Ou seja, como a enorme maioria dos membros da Ordem tem bom senso, é discreta e não vai comprar uma coisa dessas, ninguém vai enriquecer vendendo adesivos com a inscrição M.I.C.T.M.R..



Nenhum comentário:

Postar um comentário