sábado, 31 de janeiro de 2015

O RECEM INICIADO MAÇOM

O RECEM INICIADO MAÇOM

            A caminhada do aprendiz começa no ocidente, onde reina as trevas, em caminhada progressiva rumo ao Oriente, onde reina a Luz, já que é ali que nascem e que estão o Sol e a Lua, fontes naturais de Luz universal. Simbolicamente, nem sol nem Lua representam luz material num templo, mas a luz que ilumina o espirito, a mente e o intelecto.

            Assim, muito sabiamente os nossos rituais trazem uma sequencia de ensinamentos, que, se bem assimilados em sua sequencia, não há a necessidade de decorar nada, basta ligar os ensinamentos uns aos outros. Desta forma, os ensinamentos maçônicos para aprendizes tem inicio com os meios de reconhecimento, (SINAIS TOQUE E PALAVRA), pois acabaram de conhecer algo novo, que precisam conhecer melhor. Tais ensinamentos estão distribuídos na seguinte sequencia:  Sinais=Esquadro.Toque = Nível. Palavra = Prumo. O mesmo que: (Venerável, primeiro e segundo vigilante).

  1. Os sinais servem para rememorizar o juramento prestado, de não revelar os segredos do grau que lhe foram confiados;

  1. O Toque além de meio de reconhecimento da qualidade de maçom, serve para pedir a palavra Sagrada, servindo de passaporte, pois jamais de dá a palavra sem antes darem-se o toque, senão os diáconos como dever de oficio, em loja aberta.

  1. A Palavra sagrada significa apoio, força.

            Ainda no campo do reconhecimento, é-nos passada a palavra Semestral, símbolo maior da nossa regularidade, passada a cada seis meses, exclusivamente pelo Venerável Mestre, em cadeia de união, e, em casos especiais, isoladamente.
Na sequencia, somos orientados de como entrar numa Loja, utilizando dos três passos obrigatórios, para dai, conhecermos a pedra bruta, local de trabalho do aprendiz e seus instrumentos de trabalho: A Régua de 24 polegadas, o maço e o cinzel.
a Pedra Bruta simboliza o próprio aprendiz no seu esforço para polir e aperfeiçoar seu caráter, sua retidão e sua integridade.
           
            Seus instrumentos de trabalho tem, cada um seu significado próprio, ainda que simbólico, a saber:
            REGUA - No plano moral: simboliza que o homem deve medir  e apreciar o contorno das suas ideias na mesma forma em que se mede um pedaço de pedra, para ter o conhecimento exato do seu valor e da sua utilidade.
            O MAÇO - Símbolo da energia na execução do trabalho; o impulso necessário para exercitar os pensamentos e ideias. O maço constitui a tarefa maior de mover pensamentos e ideias para a construção de um ideal, ou seja, é a ação do espirito atuando sobre a matéria.
            CINZEL - É o modelador do espirito e da alma do maçom, de acordo com o nível da sabedoria e na medida em que essa sabedoria é absorvida por cada um isoladamente, formando por fim o grande todo. representa também nossas faculdades morais e espirituais para conseguir alcançar os esforços necessários para se adquirir o habito de exercitar as virtudes, buscando a iluminação da inteligência e a purificação da alma.

Barreiras-BA, 29 /01/ 2015.
Raimundo Augusto Corado

Mestre Instalado - 183.481.

Nenhum comentário:

Postar um comentário