quarta-feira, 22 de abril de 2015

I N I C I A Ç Ã O

I N I C I A Ç Ã O




Queridos irmãos Aprendizes recém-iniciados, hoje, tivestes uma grande honra ao receberem a Luz, de ingressarem nesta milenária Instituição, e logo terás, mercê das vossas dedicações aos estudos maçônicos, a oportunidade de bem conhecerem todos os caminhos que levam à perfeição e à qual nossa dedicação deverá ser nossa incansável busca.

Nesta data de suas iniciações, vocês morreram e renasceram novamente. Morreram para os erros e vícios do mundo profano e renasceram para a verdade e virtudes do mundo Maçônico.

Ao adentrarem neste TEMPLO, não o fizeram apenas pela sua livre vontade, mas sim, porque foram considerados por todos os Maçons desta Augusta Oficina, “LIVRES E DE BONS COSTUMES”.

LIVRES, porque não possuem preconceitos que possam inibir o exercício de seus livres arbítrios;

LIVRES, porque não estão presos a dogmas que os obriguem a ter fé cega e irracional;

LIVRES, porque têem consciência de que suas liberdades não podem ser presas, a não ser no cárcere da ignorância;

LIVRES, porque procuram a sua verdade na meditação e no estudo e não em fórmulas cabalísticas que apenas servem para enganar e iludir os espíritos imaturos;

LIVRES, enfim, porque crêem em um Ente Supremo, que para nós, Maçons, é o S\ A\ D\ U\, e sabem que só ele é a verdade e a vida.

Foram considerados também de “BONS COSTUMES”, pois se assim não o fossem, não estariam aqui e não poderiam pertencer a este grupo de homens justos.

Portanto, queridos irmãos, se passaram a pertencer à Maçonaria, é porque mereceram, pela prática das virtudes, da honradez, da dignidade e da seriedade.

Por isso, em Maçonaria são chamados carinhosamente de “IRMÃOS”, e que, doravante serão merecedores deste tratamento.

Antes de vocês entrarem na Loja, foram despidos de tudo que os pudesse identificar perante os Maçons, isto porque na Maçonaria, vocês perdem a identidade profana e assumem uma nova identidade, a “MAÇÔNICA”.

Aqui, as regalias e posições profanas não existem.

Aqui, vamos conhecê-los apenas por Irmãos, nada mais.

Aqui, não vamos premiá-los por suas boas ações, porque entendemos serem elas, “OBRIGAÇÕES” do Maçom, mas vamos criticá-los pelas más, porque contrariam os princípios Maçônicos de “LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE”.

Aqui, vocês receberam a LUZ!. Não a luz material que ilumina os corpos, mas sim, a LUZ divina que ilumina a ALMA. Não a luz do sol que ilumina o dia, mas sim a LUZ do espírito que dissipa as trevas da ignorância.

E é com esta mesma LUZ, que doravante vocês devem iluminar todos os atos de suas vidas.

Mas não se esqueçam de que não basta entrar para a Maçonaria para sermos Maçons. É necessário deixarmos que “ELA” penetre em nosso SER, na nossa “câmara das reflexões” para que possamos viver a Maçonaria em sua plenitude e, aí sim, podermos ser chamados verdadeiramente de “MAÇONS”.

Para não se decepcionarem com a Maçonaria, procurem nunca confundir Maçom com Maçonaria, não se esquecendo de que uma filosofia nem sempre é má, por possuir maus adeptos!

Finalmente, não vejam nos Maçons mais antigos, seres perfeitos, mas sim, seres humanos buscando a perfeição, sujeitos portanto, a erros e enganos.

Procurem sim, ao lado deles, desbastar a sua “PEDRA BRUTA”, até torná-la polida e perfeita, para ser utilizada na construção do “TEMPLO” dedicado à virtude e a vida, finalidade ultima de todos os verdadeiros MAÇONS!...

Assim, no decorrer de vossas vidas, haveis sempre de deparar com outros “TEMPLOS” e com outras “PORTAS” que hão de abrir sempre, se ali estiver um “VERDADEIRO MACOM”.

Desejo parabenizá-los em nome do Ven\ M\ e dos demais Irmãos que compõem o Quadro desta Loja, expressando a nossa imensa satisfação pelo momento de grande alegria que traz os vossos ingressos em nossa Sacrossanta Instituição. Que a caminhada que hora se inicia seja longa, profícua e rica em aprendizado.

Sede bem vindos, IRMÃOS e que o S.'.A.'.D.'.U.'. vos ilumine e guie em vossos futuros passos! ...

Muito obrigado, em nome da Loja Ir\ Paulo Roberto Machado e de   toda a Maçonaria Universal.

Or\ em Barreiras, BA, em 11 de abril de 2.015

José Antonio Alves – M\I\ - 33º





Nenhum comentário:

Postar um comentário