Após as questões levantadas na II Congregação de Veneráveis, realizada no dia 15 de fevereiro, em carta, o Grão-Mestre Estadual do GOEB, Silvio Cardim, divulgou o resultado dos trabalhos.
Confira abaixo:
À Gloria do Grande Arquiteto do Universo
PODEROSA CONGREGAÇÃO DO GRANDE ORIENTE ESTADUAL DA BAHIA
CARTA DA BAHIA – 2014
A Poderosa Congregação do Grande Oriente Estadual da Bahia – GOEB, sob os auspícios do Supremo Arquiteto do Universo, sob a Presidência do Eminente Grão Mestre Estadual, Irmão Silvio Souza Cardim com a presença do Venerável Irmão Guilherme A. de Oliveira representando o Presidente da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa Maçônica, do Eminente Irmão Tolenildo Ferreira de Santana Presidente do Tribunal Eleitoral Maçônico, dos Veneráveis Irmãos Antonio Tadeu Bahia Menezes representando o Presidente do Tribunal de Justiça Maçônico, Antonio Pinheiro Machado representando o Presidente do Tribunal de Contas, do Poderoso Irmão Jorge Teixeira de Almeida Procurador Estadual, do irmão João Leonardo M. Leão, Assessor do Grão-Mestre, dos Poderosos Irmãos Secretários Estaduais, dos Veneráveis Irmãos Domingos Antonio Pereira Maia, Silvio Carvalho Cruz e Gilberto Nishioka representando a Secretaria de Orientação Ritualística, pelos Veneráveis Irmãos Coordenadores Regionais e pelos Veneráveis Mestres de Lojas jurisdicionadas e pelo Poderoso irmão Secretario de Gabinete do GOEB e Secretario da Poderosa Congregação, Humberto Ferreira da Silva, reunida em Salvador-BA., na sede do GOEB, no dia 15 de fevereiro de 2014 EV, em resposta às questões levantadas, aprovou as seguintes proposições as quais submete à apreciação do Eminente Grão-Mestre Estadual:
I – CONSOLIDAÇÃO
Em um ambiente caracterizado por mudanças rápidas e incessantes, se desejamos crescer e desenvolver, não mais podemos protelar as providências necessárias para a mudança. O GOEB inserido neste ambiente, precisa estar pronto para transformar-se, juntamente com todos os irmãos que os integra, pois as organizações crescem e se afirmam quando têm sucesso no alcance de seus objetivos estratégicos.
Considerando que ainda somos muito poucos ocupando uma posição acanhada em um Estado com 417 municípios e 15.044.137 habitantes;
Considerando que as Lojas, todos os anos, iniciam novos candidatos, mas seus quadros de Obreiros não crescem;
Considerando que quando a Loja tem um senso claro de seus objetivos, do seu rumo e da posição desejada para o futuro, e quando essa imagem é amplamente compartilhada, o maçom torna-se capaz de encontrar o seu próprio papel dentro da Loja e da própria Maçonaria;
Considerando que a VISÃO do GOEB é ser até o ano de 2015, referência de Potência do GOB;
Considerando o entusiasmo a força e potencial de nosso Quadro de Obreiros;
Considerando que os temas discutidos e respectivas propostas se afiguram como instrumento capaz de alavancar o desenvolvimento do GOEB;
Considerando o marco histórico do GOEB durante 50 anos definindo a União, a Paz, a Fraternidade e o Amor no seio da Maçonaria Baiana.
Propõe-se:
A – AÇÕES PARA COMEMORAR OS 50 ANOS DO GOEB NOS MUNICÍPIOS
1. Promover discussões das histórias das Lojas dentro do contexto histórico do GOEB em seus 50 anos. 2. Disseminar através dos meios de comunicação, redes sociais, reuniões público/privadas para fortalecer lançamento do Selo do Cinquentenário do GOEB. 3. Desenvolver um vídeo institucional para divulgação da história do GOEB.
B – ATINGIR A META DE 500 (QUINHENTAS) INICIAÇÕES NO ANO DE 2014.
1. As Lojas assumem compromisso de estabelecer em seus planos de ações a quantidade mínima de iniciação a ser realizada em 2014. 2. GOEB se compromete prorrogar a isenção da taxa de iniciação estadual.
C- REDUZIR A EVASÃO DE IRMÃOS DO QUADRO DAS LOJAS.
1. Garantir qualidade das sindicâncias melhor preparando sindicantes. 2. Preparar irmãos para melhor desempenho dos cargos em Loja. 3. Elaborar e cumprir agenda de reuniões dos graus 1, 2 e 3. 4. Atuarem juntos, a comissão de beneficência, hospitalaria e chancelaria para visitação aos irmãos ausentes e/ou afastados. 5. Implantar ou revitalizar a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul e ter plano de execução das ações sociais e beneficentes.
D- REDUÇÃO DA INADIMPLÊNCIA (LOJAS, GOEB e GOB)
1. Exercer a gestão compartilhada com os Tesoureiros garantindo a eliminação de inadimplência. 2. Estabelecer ações que possibilitem a resolução da inadimplência com análise caso a caso. 3. Requerer junto ao GOEB a isenção do pagamento da Taxa Anual para os irmãos afastados por problemas crônicos de saúde e desemprego. 4. GOEB executar ações no sentido de viabilizar uma forma de cobrança automatizada.
E- CRIAR, APOIAR E DESENVOLVER AS ENTIDADES PARAMAÇÔNICAS.
1. Aumentar a divulgação sobre as atividades Paramaçônicas com o objetivo de expandir a responsabilidade e compromisso dos maçons. 2. Cada Loja Maçônica deverá apoiar e garantir o funcionamento da instituição Fraternidade Feminina Cruzeiro Sul.
Seguem em anexo as respectivas assinaturas das listas de presença.
Recebido em 15 de fevereiro de 2014 EV
Eminente Irmão Silvio Souza Cardim
Grão Mestre Estadual do GOEB