segunda-feira, 31 de março de 2014

Luto: Falece D.Antônia



É com grande tristeza que recebemos a notícia do falecimento da nossa cunhada D. Antônia ocorrido nesta tarde, depois de uma longa luta contra o câncer. D. Antônia é esposa do nosso Irmão Antonio Idilberto Batista, Venerável Mestre da ARLS Templo de Salomão.

Ir.: Idilberto, nos sentimos incapazes de encontrar palavras de consolo para a sua dor, mas desejamos expressar nosso profundo pesar pela morte da sua querida esposa. Que Deus conforte seu coração e seque suas lágrimas.


domingo, 30 de março de 2014

Iniciação na Estrela de David

A Loja Estrela de David realizou neste sábado (29/03) uma bela Sessão Magna de Iniciação do Irmão Sérgio João Gonçalves. A cerimônia contou com a presença de diversos irmãos convidados que prestigiaram e abrilhantaram o evento.




Poema: Dez - com - tração


-piadas pra lá de dez-

Iniciação de Sergio João Gonçalves


Ultimamente as festas maçônicas;
Tem sido mui divertidas;
Parte séria e parte cômica;
Com piadinhas descontraídas.

No microfone, a piadar;
Já é grande nosso plantel;
Com muito causo pra contar;
Sob a guia de Daniel.

De Baianópolis a  Santa Rita;
Os piadeiros  saem  bem na fita;
Arrancam risos e palmas da gente.

Dia desses mijei de rir;
Dos causos que ouvi;
Corado contar pra gente.


Autor: Anônimo RAC
Barreiras, 29/03/2014

Festa dos Aniversariantes

Foi realizado nesta sexta feira (28/03) uma animadíssima festa para os aniversariantes da Loja Ir.: Paulo Roberto Machado. Tivemos palestras, muita música e comida saborosa. O destaque da festa ficou por conta do humor do Ir.: Daniele e seus "causos". Confira as fotos abaixo:













sexta-feira, 28 de março de 2014

Poema: Pôdi, Pobi, Duenti



PÔDI, POBI E DUENTI.

Autor: Anônimo RAC.
Barreiras, 31/08/2013.

Antojo, dordolho, passamento e frieira;
Quebranto, gastura, ipingem, resguardo;
Unheiro, gôgo, sapinho e gagueira;
Cair no gôto, íngua, e bucho quebrado.

Cobreiro, pereba, curuba e papeira;
Arca caída, dor de viado e remela;
Pano Branco, Queima, entalo e boqueira;
Titubeia, tropicão, e erisipela.

Moleira mole e esporão;
Tonteira, calombo e fervilhão;
Barriga d’água, estupor.

Difurço, esmorecimento;
Cesão, tonteira, formigamento;
É muita doença seu doutor.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Convite


A A.:R.:L.:S.: Estrela de David, oriente de Barreiras, Bahia, tem a honra de convidar todos os maçons ativos e regulares para abrilhantarem com suas presenças a Sessão Magna de Iniciação do profano Sérgio João Gonçalves, a realizar-se no dia 29 de Março de 2014 às 16:hs no seu Templo, à Rua Costa Rica 360, nesta cidade de Barreiras.

Esperamos contar com a honrosa presença dos estimados Irmãos, pois, entendemos, que o brilhantismo e o sucesso dos nossos trabalhos dependem principalmente da vossa valiosa participação.


Sylvio Roberto Andrade Abreu
Venerável Mestre

segunda-feira, 24 de março de 2014

3o. Tempo

A turma aproveitando o tradicional Agápe nesta sexta feira (21/03) no Berra Bode.


Moção de Pesar

A Loja Maçônica Ir.: Paulo Roberto Machado aprovou na sessão desta última sexta feira (21/03) Moção de Pesar à família do Ir.: José Campelo de Ribamar, Mestre Instalado da Loja Estrela de David, vitimada pela perda trágica e precoce de dois de seus entes. A Loja IPRM ratifica seu apoio e solidariedade os familiares e amigos neste momento de profunda dor.

domingo, 23 de março de 2014

Poema: Uma Taça de Cristal

Taça inesquecível que deparei um dia;
Que alguém não visto me fez pegá-la;
Sequer o que continha eu via;
E num ímpeto fui levado a tomá-la.

Taça de dois sabores;
Qual mel adocicado;
Nos restos os amargores;
Lembrança viva que trago.

Taça da boa e da má sorte;
Simbolicamente forte;
Pela forma da ingestão.

Lembro uma frase proferida;
Goze os prazeres da vida;
Sempre com moderação.


Ir.: Raimundo Augusto Corado
Loja Ir.: Paulo Roberto Machado

quinta-feira, 20 de março de 2014

Perdeu quem não foi


Realizamos nesta Quarta feira (19/03) a primeira reunião de instrução ritualística da Loja Paulo Roberto Machado. Em clima bastante informal, todos os participantes puderam esclarecer dúvidas, atualizar informações e principalmente unificar os procedimentos da liturgia do Rito Brasileiro.


A reunião foi um sucesso pois superou as expectativas dos participantes, sendo que agora ficamos ansiosos pelo próximo encontro que deve ser realizado em Abril. Aqueles que não puderam estar presentes fiquem atentos e não deixem escapar novamente a oportunidade de participar desta sessão de autoaprimoramento..

quarta-feira, 19 de março de 2014

Jovens morrem em acidente da Br-242

A Polícia Rodoviária Federal registrou um grave acidente na noite de ontem, 18, por volta das 23hs no km 808 da BR 242. Um veículo Vokswagen/Fox conduzido por Ana Luiza Cardozo Campelo de Barros, 22 anos, que tinha como passageiro o seu primo, o adolescente Luis Augusto Cardoso Campelo de Barros, 17 anos, bateu contra um caminhão Volks 15 180 pertencente à distribuidora de bebidas Skol. 

Os jovens são netos de José Campelo Ribamar, maçom adormecido da Loja Estrela de David e oficial aposentado do 4o.Bec. Resta-nos pedir ao Supremo A. do Universo que dê conforto e força à família neste momento de dor.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Para Reflexão e Ação


A diferença entre países pobres e ricos não é a  idade do país.Isto pode ser demonstrado por países como a Índia e Egito, que têm mais de 2.000 anos e são pobres.

Por outro lado, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, que há 150 anos eram inexpressivos, hoje são países ricos.A diferença entre países pobres e ricos também não reside nos recursos naturais disponíveis.

O Japão possui um território limitado, 80% montanhoso, inadequado para a agricultura e criação de gado, mas é a segunda economia do mundial. O país é como uma imensa fábrica flutuante, importando matéria prima do mundo todo e exportando produtos manufaturados.

Outro exemplo é a Suíça, que não planta cacau, mas tem o melhor chocolate do mundo. Em seu pequeno território cria animais e cultiva o solo durante apenas quatro meses do ano. Não obstante, fabrica laticínios da melhor qualidade. É um pequeno país que passa uma imagem de segurança, ordem e trabalho, o que o transformou na caixa forte do mundo.Executivos dos países ricos que se relacionam  com seus pares de países pobres que não há diferença intelectual significativa.

A raça ou a cor também não são importantes: imigrantes rotulados de preguiçosos em seus países de origem são força produtiva de países ricos da Europa.

Qual a diferença?

A diferença está na atitude das pessoas, moldada ao longo dos anos pela educação e pela cultura.

Ao analisarmos a conduta das pessoas nos países ricos e desenvolvidos, constatamos que a maioria segue os seguintes princípios de vida:

A ética, como princípio básico.
A integridade.
A responsabilidade.
O respeito às leis e regulamentos.
O respeito pelos direitos dos demais cidadãos.
O amor ao trabalho.
O esforço pela poupança e pelo investimento.
O desejo de superação.
A pontualidade.
Nos países pobres apenas uma minoria segue esses princípios básicos em sua vida diária.

Não somos pobres porque nos faltam recursos naturais ou porque a natureza foi cruel conosco.

Somos pobres porque nos falta ATITUDE.

Nos falta vontade para cumprir e ensinar esses princípios de funcionamento das sociedades ricas e desenvolvidas.

Se você ama o Brasil, faça circular esta mensagem, para que maior número de pessoas reflita sobre isto e MUDE, AJA!!

Convite



domingo, 16 de março de 2014

Humor: Telhamento


Carta da Bahia- Poderosa Congregação do Grande Oriente Estadual da Bahia


Após as questões levantadas na II Congregação de Veneráveis, realizada no dia 15 de fevereiro, em carta, o Grão-Mestre Estadual do GOEB, Silvio Cardim, divulgou o resultado dos trabalhos.

Confira abaixo:

À Gloria do Grande Arquiteto do Universo

PODEROSA CONGREGAÇÃO DO GRANDE ORIENTE ESTADUAL DA BAHIA

CARTA DA BAHIA – 2014


A Poderosa Congregação do Grande Oriente Estadual da Bahia – GOEB, sob os auspícios do Supremo Arquiteto do Universo, sob a Presidência do Eminente Grão Mestre Estadual, Irmão Silvio Souza Cardim com a presença do Venerável Irmão Guilherme A. de Oliveira representando o Presidente da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa Maçônica, do Eminente Irmão Tolenildo Ferreira de Santana Presidente do Tribunal Eleitoral Maçônico, dos Veneráveis Irmãos Antonio Tadeu Bahia Menezes representando o Presidente do Tribunal de Justiça Maçônico, Antonio Pinheiro Machado representando o Presidente do Tribunal de Contas, do  Poderoso Irmão Jorge Teixeira de Almeida Procurador Estadual, do irmão João Leonardo M. Leão, Assessor do Grão-Mestre, dos Poderosos Irmãos Secretários Estaduais, dos Veneráveis Irmãos Domingos Antonio Pereira Maia, Silvio Carvalho Cruz e Gilberto Nishioka representando a Secretaria de Orientação Ritualística, pelos Veneráveis Irmãos Coordenadores Regionais e pelos Veneráveis Mestres de Lojas jurisdicionadas e pelo Poderoso irmão Secretario de Gabinete do GOEB e Secretario da Poderosa Congregação, Humberto Ferreira da Silva, reunida em Salvador-BA., na sede do GOEB, no dia 15 de fevereiro de 2014 EV, em resposta às questões levantadas, aprovou as seguintes proposições as quais submete à apreciação do Eminente Grão-Mestre Estadual:


I – CONSOLIDAÇÃO

Em um ambiente caracterizado por mudanças rápidas e incessantes, se desejamos crescer e desenvolver, não mais podemos protelar as providências necessárias para a mudança. O GOEB inserido neste ambiente, precisa estar pronto para transformar-se, juntamente com todos os irmãos que os integra, pois as organizações crescem e se afirmam quando têm sucesso no alcance de seus objetivos estratégicos.

Considerando que ainda somos muito poucos ocupando uma posição acanhada em um Estado com 417 municípios e 15.044.137 habitantes;

Considerando que as Lojas, todos os anos, iniciam novos candidatos, mas seus quadros de Obreiros não crescem;

Considerando que quando a Loja tem um senso claro de seus objetivos, do seu rumo e da posição desejada para o futuro, e quando essa imagem é amplamente compartilhada, o maçom torna-se capaz de encontrar o seu próprio papel dentro da Loja e da própria Maçonaria;

Considerando que a VISÃO do GOEB é ser até o ano de 2015, referência de Potência do GOB;

Considerando o entusiasmo a força e potencial de nosso Quadro de Obreiros;

Considerando que os temas discutidos e respectivas propostas se afiguram como instrumento capaz de alavancar o desenvolvimento do GOEB;

Considerando o marco histórico do GOEB durante 50 anos definindo a União, a Paz, a Fraternidade e o Amor no seio da Maçonaria Baiana.

 Propõe-se:

A – AÇÕES PARA COMEMORAR OS 50 ANOS DO GOEB NOS MUNICÍPIOS

1.    Promover discussões das histórias das Lojas dentro do contexto histórico do GOEB em seus 50 anos. 2. Disseminar através dos meios de comunicação, redes sociais, reuniões público/privadas para fortalecer lançamento do Selo do Cinquentenário do GOEB. 3. Desenvolver um vídeo institucional para divulgação da história do GOEB.

 B – ATINGIR A META DE 500 (QUINHENTAS) INICIAÇÕES NO ANO DE 2014.

1.    As Lojas assumem compromisso de estabelecer em seus planos de ações a quantidade mínima de iniciação a ser realizada em 2014. 2. GOEB se compromete prorrogar a isenção da taxa de iniciação estadual.

 C- REDUZIR A EVASÃO DE IRMÃOS DO QUADRO DAS LOJAS.

1.    Garantir qualidade das sindicâncias melhor preparando sindicantes. 2. Preparar irmãos para melhor desempenho dos cargos em Loja. 3. Elaborar e cumprir agenda de reuniões dos graus 1, 2 e 3. 4. Atuarem juntos, a comissão de beneficência, hospitalaria e chancelaria para visitação aos irmãos ausentes e/ou afastados. 5. Implantar ou revitalizar a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul e ter plano de execução das ações sociais e beneficentes.

 D- REDUÇÃO DA INADIMPLÊNCIA (LOJAS, GOEB e GOB)

1.    Exercer a gestão compartilhada com os Tesoureiros garantindo a eliminação de inadimplência. 2. Estabelecer ações que possibilitem a resolução da inadimplência com análise caso a caso. 3. Requerer junto ao GOEB a isenção do pagamento da Taxa Anual para os irmãos afastados por problemas crônicos de saúde e desemprego. 4. GOEB executar ações no sentido de viabilizar uma forma de cobrança automatizada.

E- CRIAR, APOIAR E DESENVOLVER AS ENTIDADES PARAMAÇÔNICAS.

1.    Aumentar a divulgação sobre as atividades Paramaçônicas com o objetivo de expandir a responsabilidade e compromisso dos maçons. 2. Cada Loja Maçônica deverá apoiar e garantir o funcionamento da instituição Fraternidade Feminina Cruzeiro Sul.

Seguem em anexo as respectivas assinaturas das listas de presença.


Recebido em 15 de fevereiro de 2014 EV


Eminente Irmão Silvio Souza Cardim

Grão Mestre Estadual do GOEB

República Quase Bolivariana Do Brasil



Está dando certo. Em breve estaremos iguais à Venezuela e em direção ao modelo cubano. Já somos capazes de nomear juízes/ministros de acordo com as causas (Ação Penal 470) e eles honram seu compromisso de julgar em retribuição à indicação extirpando o Código Penal e criando uma nova categoria de meliantes que se organizam para, de forma duradoura, cometerem o crime de corrupção, mas não formam quadrilha, são apenas corruptos. É assim mesmo, desacreditando as instituições, neste caso um Poder da República, o Judiciário, através de sua corte suprema o STF, que se constroem as ditas repúblicas bolivarianas.
Desacreditar as instituições é apenas uma das fases que se soma a outra erigida através do aliciamento de parcela da população através de benefícios financeiros, bolsa família por exemplo, já que tantas outras existem ou estão em processo de implantação, principalmente em ano de eleição. Qual será a nova bolsa, a que terá o objetivo de assegurar a reeleição de da presidenta? Nem precisa mais tantas bolsas o efeito já está consolidado, como pude sentir neste começo de ano letivo.
Sou diretor de escola pública municipal num dos municípios mais ricos do Brasil, onde há emprego em abundância e só não está empregado quem do emprego foge. Nestas cidades com grande poder econômico a crise, já tradicional, da educação é ainda mais grave. Pois, a oportunidade de emprego carreia para lá grande contingente de famílias cujos filhos não frequentavam ou frequentavam escolas de baixa qualidade. Assim, para fazer frente a tal situação, onde é comum alunos com 9 ou 10 anos de idade estarem matriculados no 1º ou 2º ano escolar ou ainda estar matriculado no 4º ou 5º ano e serem incapazes de ler qualquer coisa e sequer operarem a adição, elaboramos um projeto de ampliação do tempo escolar com vistas a reconduzir estes alunos a regular percurso escolar.
O resultado, dos que frequentam, vem sendo ótimo. Porém, um fato tem nos preocupado, irritado até, a falta de compromisso da família em mandar seu filhos à escola. É grande o número de faltas às aulas e, neste caso, sempre que se questiona a família o motivo das faltas, quase sempre a justificativa é que o aluno está se cansando muito ou que é comum ter dor de cabeça ou nas vistas por estudar muito.
Atualmente estamos formando novas turmas e consultando as famílias para remover o aluno de turma regular para turma de tempo integral tem havido grande número de negativas sob a mesma argumentação de cansaço, dor de cabeça ou vista cansada ou ainda, o que é mais preocupante, que matriculando o filho em tempo integral a possibilidade dele faltar mais e perder o benefício da Bolsa Família é maior e, portanto, prefere manter o aluno num turno só.
É lamentável e assustadora a situação, estamos falando de educação escolar onde o produto é a aprendizagem e em momento algum questiona-se se o aluno aprendeu ou deixou de aprender, o foco é sempre seu bem estar, seu direito ao ócio ou, o pior, seu direito ao benefício. A escola virou um lugar de ir, não um local de estudar. Um local para onde o pai manda o filho para receber um benefício governamental, permanente e sem contrapartida ou, o mais comum, um lugar onde os pais mandam o filho para atestarem que cumpriram a obrigação de dar educação aos filhos, já que ninguém seria maluco de dizer que a escola não é necessária... ignorando que o indispensável é a aprendizagem e não a frequência à escola.
Será este povo que manda o filho à escola sem acreditar que eles precisam aprender ou para assegurar o recebimento da Bolsa Família, que muitas vezes dela vive, recusando-se a trabalhar para não perder o benefício, e atentem para fato de que o contamos em  milhões, que reelegerá a presidentA e, em breve, às hordas, como em Caracas, estarão nas ruas a defender a política socialista da esquerda brasileira e sul americana, onde se prega que bom é o governo que distribui bolsas e explorador é o empresário que gera empregos e divisas ao país.

Ir.: Aparecido Freitas de Oliveira M.:M.:
Loja Ir.:Paulo Roberto Machado



sábado, 15 de março de 2014

Cessão do espaço da Loja


Representantes das Lojas Ir.:Paulo Roberto Machado, Acácia Fraterna e Estrela de David se reuniram neste sábado (15/03) para avaliar a proposta da Prefeitura Municipal de Barreiras sobre a cessão das instalações anexas à Loja para ali implantar uma nova unidade escolar do município.

Antes da deliberação das Lojas, foi solicitada a presença dos representantes das Secretarias de Administração e de Educação para fornecer maiores informações e alinhar as expectativas das partes.

Representantes das Lojas e das Secretarias
E, considerando a real necessidade da comunidade aliada à ociosidade do imóvel, como também estando todos os detalhes da cessão bem definidos, foi deliberado pela aprovação da proposta. Este final de semana já serão iniciados os trabalhos de limpeza e levantamentos das necessidades da unidade.

Inspeção das instalações


Depois da reunião



Depois da sessão desta sexta-feira (14/03) o pessoal fez um pitstop na Tapiocaria para o tradicional Ágape

Edital de Convocação para Sessão de Finanças





sexta-feira, 14 de março de 2014

Bem Vindos


Bem vindos. Este é postagem inaugural do nosso blog, nosso cantinho para compartilhar as atividades sociais da Maçonaria em Barreiras. Tal qual a foto acima, que este espaço seja um templo a serviço da fraternidade humana.

Colaborem conosco enviando conteúdo de interesse da Ordem como anúncios, convites, informativos, eventos, trabalhos, fotos e notícias. Toda e qualquer colaboração dos Irmãos será bem vinda.

Os redatores serão inicialmente os Irmãos Vitor, Corado e Christian, mas as vagas de redator estão abertas e esperamos que outros mais queiram exercer aqui seu talento literário.

Vamos que vamos então.....